Conteúdo Sem categoria

Você escova seus dentes todos os dias?

Desde muito pequena eu já apresentava uma certa fragilidade na dentição, além de certo desalinhamento com aquela proeminência nos dentes superiores. Eu era a dentucinha da família.

Escovar os dentes todos os dias sempre foi e continuará sendo importante para a minha saúde bucal, mas não foi suficiente para transformar uma menina dentuça numa mulher com sorriso harmonizado.

Logo no início da adolescência, ainda morando no interior, fazia mensalmente viagens a Salvador para ajustar o aparelho ortodônico. Aquela jornada de um dia de viagem entre duas noites passadas num ônibus convencional (não era leito) foi desgastante e se repetiu por alguns anos.

Mas, o que me movia nessa jornada era visualizar meu rosto com os lábios fechados, sem aquela aparência de estar com os dentes “no quarador” o tempo todo.

Acordar todos os dias, independente de um dia de pico ou vale e acreditar, que nesse dia, será possível fazer algo diferente que mudará tudo, é uma dessas “escovadas” necessárias.

Outras habilidades como manter a automotivação para enfrentar cada desafio sem perder de vista o sentido e o propósito da travessia, resiliência para levantar mais forte depois de cada queda, determinação e coragem para mudar a rota quando necessário, são outras daquelas “escovadas” necessárias para manter o foco rumo ao pico da próxima montanha.

A travessia do vale exige muito mais. Exige conhecimentos especializados e aplicáveis, ferramentas de apoio, um guia experiente e a mente aberta a novos aprendizados e oportunidades.

E você? Quais seus “aparelhos ortodônticos” para alcançar o pico de sua montanha?

A trajetória empreendedora é assim, entre “viagens” e “escovadas”, ou seja, entre picos e vales.