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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA PRÁTICA

Inteligência Emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos, e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos(Goleman, 1998), conceito popularizado por este em seu artigo: “Inteligência Emocional: pode importar mais do que o QI.” No contexto atual, repleto de incertezas, é importante saber que é possível desenvolver a I.E. fortalecendo as quatro áreas que as compõe: autoconsciência, autogestão, gestão social e de relacionamentos. A autoconsciência interfere positivamente, permitindo-lhe tomar decisões assertivas e lidar melhor com emoções, sentimentos, medos e crenças. Autogestão é a capacidade de tomar suas próprias decisões. Gestão social e gestão de relacionamentos somam sua capacidade de lidar com a sociedade, causar impactos positivos ou negativos, dependendo de como você age; e sua capacidade de gerir bem suas relações, mesmo com indivíduos que tenha menor afinidade.
Essas áreas agrupam competências que são desenvolvidas com algumas práticas:
 Identifique e nomeie sentimentos simples e complexos com precisão.
 Reconheça reações e comportamentos recorrentes.
 Analise seus pontos fortes e suas limitações.
 Seja autorresponsável e reconheça o que é necessário fazer para conquistar seus resultados.
 Analise as consequências das suas reações.
 Seja transparente e claro e procure não esconder fatos que te incomodam.
 Esforce-se para ver o lado positivo das coisas e lide com otimismo as situações.
 Tenha iniciativa.
 Desenvolva empatia e gere relacionamentos sociais estáveis e verdadeiros.
 Conecte suas escolhas diárias com seu propósito.
 Seja um líder inspirador e influente, capaz de incentivar e promover mudanças.
 Compartilhe conhecimentos para desenvolver os outros e exercer impacto positivo sobre as pessoas.
 Desenvolva e mantenha parcerias positivas e eficazes.
 Aprenda a trabalhar de maneira colaborativa.
 Comunique-se de forma clara e objetiva.
A geração de consciência de como você percebe suas emoções cria clareza para desenvolver suas competências e lidar com o estresse diário. Conheça o EIA – Emotional Intelligence Analysis e saiba como mapear suas competências.

Francisca de Cássia Oliveira de Almeida
Diretora Executiva da F.Cássia Desenvolvimento Humano & Coaching
Master Coach – Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC/ICI
Analista Comportamental, de Competências e de Inteligência Emocional
Master Trainer em Programação Neurolinguística
Consultora e Treinadora nas Áreas de Atendimento e Vendas
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